Páginas

domingo, 24 de julho de 2011

carapaus alimados ao jeito da Avó Prudência

Comprei uns carapaus esta semana para grelhar mas quando cheguei a casa dei conta que eram grandes de mais para o meu gosto.
Foi então que me lembrei de fazer uns carapaus alimados ao jeito da avó Prudência, ora vejam como ficam, para saber o gosto terão que experimentar fazer!originally uploaded by Ana Costa

Ingredientes:
- 1kg de carapau médio
- dentes de alho a gosto
- coentros
- piripiri
- azeite e vinagre a gosto
Preparação:
Lave os carapaus e deixe-os a escorrer durante uns minutos, depois numa caixa hermética coloque uma boa camada de sal grosso em seguida os carapaus( com a tripa), depois cobre-se com outra camada de sal e assim sucessivamente até acabar sendo que a última camada é sal.
Eu uso o sal integral ( sem aditivos) depois o peixe fica assim até ao dia seguinte.
Ao outro dia tira-se o sal ao peixe e eu tiro as tripas, a pele, as espinhas laterais e a cabeça, colocam-se num tabuleiro de forma a não ficarem sobrepostos, cobrem-se com água e estarão cozidos quando levantar fervura. Retiram-se da água e dispõem-se numa travessa e temperam-se com os alhos, picante, os coentros picados e o azeite se gostar de vinagre também poderá juntar.
Servem-se com batata cozida e salada.
Dica: no Algarve os carapaus são cozidos com a pele e só depois de cozidos é que a retiram assim como as espinhas laterais.

custo: $ tempo: 10 m porções: 3
atenção os 10m só contabiliza o tempo de preparação
!

Sem comentários:

Enviar um comentário